Tomar um champagne e comer um macaron na Fauchon
Pedir um crème brûlée. Uma sobremesa típica de Paris, com um sabor suave de baunilha e uma casquinha crocante por cima que nunca vi igual no Brasil...
Experimentar Croque Monsieur um lanche típico de Paris que leva pão, jamon e queijo gartinado por cima. Geralmente vem acompanhado por uma salada verde. Custa em torno de 10 euros, mas vale por uma refeição. Imperdível! Eu comi um delício no Café Saint Germain (que fica no Boulevard que leva o mesmo nome, mas pelo que me falaram em qualquer lugar que você coma vai se deliciar!)
Trocar a sobremesa nos restaurantes por um Café Gourmand - a imagem fala por si! Além do cafezinho eles servem pequenas porções dos doces oferecidos pelo restaurante.
Fazer um passeio pelo Seine (como dizem os franceses), mas de preferência à noite para apreciar a iluminação cênica dos principais monumentos e ainda ver la Tour piscar... Fizemos o passeio pela empresa Bateaux Parisiens, mas tem diversas outras com muitos horários e locais de partida.
Ir a Buddha Bar. Não é um dos lugares mais baratos, mas vale cada euro, desde o atendimento, ambiente envolvente e as bebidas e comidas exóticas. Tem que ir!
Passear sem rumo pelo Quartier Latin e tomar um café ou uma taça de vinho observando o movimento pariense. Gente bonita e descolada, agitação noturna, lojinhas badaladas... Um cantinho charmoso e acolhedor... Os dois cafés mais famosos e bem frequentados são: Les Deux Magots e Cafe de Flore
Passear sem rumo por Montmartre, bairro dos artista e onde fica a Igreja de Sacre Coeur. De longe a região de Paris que eu mais amei! Pegue o Funicular - se você tiver feito um Navigo Pass (passe que vale para os trens e metrôs de Paris) nem precisará pagar para subir. A vista de lá é linda e a Basílica um show a parte. Mas, encantador mesmo, é passar pela praça do Tertre, onde ficam os artista de rua, passear pelas pequenas vielas e descer a Rue Lepic até o café Deux Moulins, que serviu de cenário para o filme "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain". Para quem se apaixonou pelo filme, como eu, é uma visita imperdível e a comida ainda é muito boa e com um preço justo. Ainda na Rue Lepic há uma loja de artigos infantis muito bacanas (galochas coloridas, brinquedos de ferro e madeira, caixinhas de música) que se chama Home Sweet Mome. Simplesmente perfeita e o atendimento é fantástico. Se falar que é brasileiro então os donos te darão toda a atenção do Mundo (difícil foi sair de lá rsrsrs)
Tomar todas os champagnes que são inacessíveis aqui no Brasil sem se preocupar com o preço. Os que por aqui você pagaria cerca de R$ 300,00 lá você compra por no máximo 30 euros (cerca de R$ 70,00). Mas essa dica só vale para os marchês (mercados - você compra - em alguns lugares até gelado - ou leva para o hotel e pede um balde de gelo que eles fornecem na maior simpatia - aliás eu queria saber quem foi que disse que os franceses são pouco receptivos com os turistas?). Nos restaurantes opte pelo vinho tinto (cerca de 15 euros a garrafa e água que lá é servida sem custo algum), pois os champagnes podem chegar a 80 euros!!!
Ao sair da Torre Eiffel caminhar sem pressa pelos Jardim de Toulerie e parar em um dos agradáveis cafés e ficar somente observando a beleza e a magnitude da cidade e da torre.
Visitar a Saint Chapelle é demais, mas ainda mais bonito é o que fica logo abaixo dela: La Conciergerie. É um mergulho na história, principalmente da época da revolução francesa. Lá ficou presa Maria Antonieta antes de ser decaptada e os espaços das celas estão preservados. É de arrepiar e a arquitetura é tão fantástica que não tem como não se sentir como estivesse vivendo naquela época!
Impossível resistir a uma visita (mesmo que seja só para conhecer) ao Le Bon Marchê, que de barato (como o nome indica) não tem nada! Mas tudo que existe de mais lindo e luxuoso no mundo está lá: Dior, Versace, Givenchy, Kenzo... Mas depois pode dar uma passadinha na H&M (loja de departamento que existe na Europa inteira, com preços muito atrativos e peças bacanas para quem tem paciência para garimpar). Tem uma H&M bem no centro da Champs Elysses.
E para as apaixonadas por perfumes, cosméticos e afins nada como fazer uma visitinha (que pode levar horas rsrsr) à Sephora. Tem tudo, mais um pouco e ainda mais do que se pode imaginar. Um paraíso para as vaidosas e um perigo para os cartões de crédito. Vale investir nos produtos da marca própria, bons preços e muita qualidade!
No demais é curtir todos os monumentos já tão famosos e turísticos: Torre Eiffel, Notre Dame, Louvre, D'orsay, Museu Rodin, George Pompidou, Montparnasse, Arco do Triunfo, Pont Neuf e todas as outras pontes que cruzam o Sena, Ile de la Cité, ...
Paris é um sonho, é cinza, é mágica, romântica e histórica em cada esquina. Não há como não partir já querendo voltar e dizendo a tão famosa frase: "Paris Je T'aime".
Jana, agora, mais que nunca, estou morrendo de vontade de conhecer a Cidade Luz. Já anotei todas suas dicas! Amei! Elaine
ResponderExcluir