segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pensando no futuro e no ambiente: Triturador de alimentos e iluminação externa

Só para registrar: já para escrever o título veio a primeira indagação! Ambiente, meio, meio ambiente... Sempre achei que falar em "meio ambiente" soa estranho, e comecei a pesquisar, vi que muitos autores consideram essa expressão redudante, logo adotei a palavra ambiente (mas para designar natureza, meio no qual vivemos). Como disse no início: só para registrar...


Bom agora a postagem em si.
Tenho um filho. Um filho de 1 ano e 11 meses. E desde que ele nasceu cresceu ainda mais em mim a preocupação ambiental. Me preocupo muito: com a água que vai faltar, com o lixo que a gente produz, com o ar cada dia mais poluído, com o desperdício de alimentos no planeta (mais especificamente no Brasil) e com mais um monte de outras coisas. Faço pouco, quase nada perto do que acho que seria importante fazer.

Quero que meu filho se preocupe menos e faça mais - se é que me entendem.

Então agora, no momento da mudança tenho buscado algumas soluções ecologicamente corretas. Decidi adotar um triturador de resíduos alimentares para a cozinha para diminuir a quantidade de lixo orgânico. Seria mais bacana uma composteira, mas esse será um passo a mais... quem sabe assim que conseguir mudar e colocar em funcionamento uma horta.


Outra medida é que iremos adotar iluminação para a área externa a base de energia solar. O funcionamento é simples: basta instalar, sem fio. Carrega durante o dia e fornece 8 horas de iluminação durante a noite. Parece perfeito para o jardim, só não sei ainda qual a quantidade de luz produzida e se será necessário instalar ainda alguma iluminação convencional para complementar. Se alguém tiver referências sobre o assunto deixe um comentário.



É pouco, é muito pouco ainda. Mas é um começo. Quem sabe assim as demais ações vão sendo incorparadas à rotina da família e um dia teremos, realmente, uma casa "Ecofriendly".

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...